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Marmitas Macrobióticas

Vegan

Base Vegetal    Sem Produtos Animais  

Serviço de entrega ao domicílio de Refeições Macrobióticas e Vegan Semanais e 100% Nutritivas. Cozinhamos com Carinho, de forma Saudável, com Produtos Sazonais e Locais.

Macrobiótica para toda a Família

Como conseguir uma boa alimentação para as crianças?


'Uma boa alimentação significa, a meu ver, uma alimentação nutritiva, rica e variada em cereais integrais, legumes, verduras, feijões, algas, sementes, oleaginosas e fruta da época, em detrimento de alimentos refinados, açucarados ou contendo conservantes e outros produtos químicos. Dá-se primazia a alimentos mais saudáveis, naturais, biológicos e da estação em que nos encontramos. Um dos maiores erros que se cometem na alimentação das crianças é a ausência de critérios e de consciência daquilo que se come diaramente: o excesso de fast food, a falta de alimentos de qualidade, comer fora de horas e sem aquele ambiente familiar em que deveria predominar o convívio e a troca de experiências. Quanto ao tipo de alimentos, não devemos generalizar, as escolhas dependem da condição e estrutura da criança e do seu meio ambiente. No entanto, um prato básico de cereais em grão, legumes diversos, feijões e fruta funciona quase sempre muito bem. (...) É importante a criança comer diariamente cereais integrais ou semi-integrais, como arroz, massas, milho, cuscuz, aveia, cevada, millet, flocos de aveia, entre outros. Os açucares presentes nos cereais integrais são complexos e desdobram-se lentamente no organismo, fornecendo à criança uma energia mais estável e duradoura. Isso reflete-se também na sua estabilidade emocional. Muitas das "birrinhas" que parecem vir do nada são, muitas vezes, níveis de açucar no sangue instáveis que provocam na criança estados de ansiedade, excitação ou irritabilidade. Reduzir a quantidade de açucar e de carne na sua alimentação fará uma grande diferença no seu estado de espírito. Experimente fazer o teste e observe o resultado. Legumes como cenouras, abóboras ou cebolas saciam, acalmam e são uma boa qualidade de sabor doce. Brócolos, agriões, nabiças e outros legumes de folhas verdes são ricos em vitaminas e clorofila. São uma boa fonte de cálcio e dão frescura e flexibilidade à criança. Alimentos como o grão-de-bico, as lentilhas, o feijão azuki, os derivados de leguminosas como o tofu ou o tempeh são uma boa fonte de proteína. Pequenas quantidades de algas são riquíssimas em minerais, como o cálcio, e o ferro. Fruta da época, frutos secos e sobremesas naturais são um bom complemento desta alimentação, refrescam e saciam os desejos de outros doces. Assim, quando nos alimentamos de uma forma mais saudável e consciente, criamos uma estrutura interna mais estável e equilibrada que nos ajuda a prevenir doenças, alergias e outros males, quer sejam do foro físico ou psicológico. (...) Uma alimentação mais saudável torna a vivência de qualquer Ser mais completa, criativa e feliz.' por Geninha Horta Varatojo





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